Senado promove nesta quinta seminário sobre mídias sociais

Da Redação | 23/05/2018, 21h10

A Diretoria Geral e a Secretaria de Comunicação Social do Senado realizam nesta quinta-feira (24) o seminário “O Legislativo e as Mídias Sociais – Desafios e Oportunidades de Comunicação”, que discutirá o uso e a influência das redes sociais sobre o trabalho legislativo e o cenário político eleitoral.

Acadêmicos e profissionais de referência na área vão falar sobre fake news, monitoramento digital e questões relacionadas à regulação dos conteúdos das redes sociais. No dia 25, haverá um workshop sobre o uso de ferramentas para essas mídias. O objetivo do evento é contribuir para a consciência ética e reflexão sobre a importância das mídias sociais e para a atualização do Parlamento frente às novas demandas de divulgação do trabalho legislativo.

Quase 600 pessoas se inscreveram no seminário, que será realizado no auditório Petrônio Portela e não mais no Auditório Antônio Carlos Magalhães, no Interlegis, como havia sido divulgado anteriormente, devido à grande procura de interessados em participar.

O evento será transmitido ao vivo por meio digital no próprio site e gravado pela TV Senado para transmissão posterior na programação do canal. Quem estiver acompanhando o debate pela internet poderá participar encaminhando perguntas pelo portal e-Cidadania.

Temas

Cinco painéis, distribuídos entre manhã e tarde, abordarão temas de destaque relacionados às mídias sociais. O primeiro deles, que abrirá o seminário, é intitulado “O debate político nas mídias sociais: estratégias e ética” e será conduzido pelos pesquisadores Marisa von Bülow (Universidade de Brasília) e Fabrício Benevenuto (Universidade Federal de Minas Gerais). A ideia, nesse primeiro painel, é discutir o poder de influência e a importância de ferramentas de transparência que exijam ética das plataformas e dos usuários das mídias.

O segundo painel tratará das diferenças entre as redes sociais, com o tema “Cada rede em seu lugar: os melhores usos do Facebook, Twitter e Instagram”. Moisés Nazário, coordenador do Núcleo de Mídias Sociais do Senado, e Tarso Rocha, chefe do Serviço de Gestão de Perfis e Conteúdo do mesmo núcleo, vão analisar as características das plataformas de redes sociais mais utilizadas e o que configura boas práticas de uso desses meios.

Já o terceiro painel, “De olho nas mídias sociais: comportamento digital e monitoramento”, tem o objetivo de debater o momento de polarização política que se evidencia nas redes sociais. Os dois especialistas no tema, Max Stabile (do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Análise de Dados – IBPAD) e Marco Aurélio Ruediger (da Fundação Getúlio Vargas), vão falar sobre como é feito o monitoramento dessas mídias e as possíveis consequências do comportamento dos usuários para o sistema político.

Na quarta mesa de discussões, o tema são as fake news. Pablo Ortellado, da Universidade de São Paulo, discute como se caracteriza esse fenômeno no país — como as notícias falsas se retroalimentam, que impacto podem ter e como combatê-las.

O quinto e último painel do seminário analisa a polêmica sobre a regulação das redes sociais, com o título “Mídias sociais e regulação: como garantir direitos e evitar abusos?”. Sivaldo Pereira, professor da Universidade de Brasília e especialista em regulação da comunicação digital, Laura Tresca, da organização internacional Article 19, e o secretário-geral da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Eduardo Frazão do Amaral, abordarão a controvérsia sobre criação de leis específicas e possibilidades de regular as redes: quais são os parâmetros possíveis para se diferenciar regulamentação e censura?

Fonte de informação

Pesquisa realizada em vários países pelo Instituto Reuters de Jornalismo para a Universidade de Oxford aponta que as mídias sociais já são o segundo meio mais utilizado como fonte de informação dos brasileiros, depois da televisão. Mas, diferentemente dos meios tradicionais, o poder de disseminação dos conteúdos nas redes sociais é muito maior. Junto a essa velocidade de difusão, a manipulação indevida de dados e a proliferação de notícias falsas têm sido consideradas uma ameaça à estabilidade política — fato admitido até mesmo por empresas como Facebook e Twitter, no contexto das eleições americanas mais recentes. A repercussão e a complexidade desse fenômeno para o Brasil e para o cenário político são questões que o seminário vai debater.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Seminário: http://www.senado.gov.br/noticias/especiais/seminario-midias-sociais/index.html

Portal e-Cidadania: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=13687
Data: 24/05/2018
Horário: Manhã – 9h30 às 12h15 / Tarde – 14h às 18h, com intervalo para coffee break às 16h
Local: Auditório Petrônio Portella

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)