Telmário Mota alerta para risco de apagão em Roraima

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/05/2018, 16h16

O senador Telmário Mota (PTB-RR) afirmou que Roraima corre o risco de um grande apagão. Segundo ele, o estado é abastecido com energia produzida por usinas termelétricas poluentes e atrasadas e os donos destas usinas não têm interesse que o estado esteja interligado ao Sistema Elétrico Nacional - por meio de uma linha de transmissão até Manaus - pois assim perderiam os seus altos lucros.

Outro problema citado pelo senador é que Roraima também depende, em parte, de energia barata vinda da Venezuela, ainda que a população não se beneficie deste baixo preço. Por isso, Telmário lamentou os boatos de que o governo Temer pode não pagar pela energia importada do país vizinho, o que atingiria diretamente o seu Estado.

O senador também criticou a ideia da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de implantar um projeto experimental em Roraima de produção de energia eólica e solar pelos próximos cinco anos.

— Isso é só uma desculpa para atrasar por mais cinco anos a interligação com o sistema elétrico nacional e assim acabar com o lucro fácil dos donos das termelétricas de Roraima.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Telmário Mota