Telmário elogia vacinação de venezuelanos em Roraima e critica governo do estado

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/05/2018, 16h26

O senador Telmário Mota (PTB-RR) elogiou nesta terça-feira (15) em Plenário a decisão do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, de implantar uma triagem nos venezuelanos que chegam ao município de Pacaraima, em Roraima. Os imigrantes serão obrigados a se vacinar contra o sarampo, doença que já está causando vítimas no lado brasileiro da fronteira devido ao fluxo de refugiados.

Telmário Mota também acusou a governadora de Roraima, Suely Campos, de ter usado verbas de uma emenda da bancada federal do Estado, destinadas à saúde, para pagar dívidas do governo.

— O povo de Roraima está hoje gritando por uma saúde de qualidade e aqui a gente fazendo um esforço imensurável. E vossa excelência pagando dividazinha de político, dívidas aí que não se justificam, precisam passar por uma auditoria, por uma apuração.

O senador lembrou ter se empenhado "com unhas e dentes" pela liberação de verbas federais para o setor de saúde de Roraima por meio de emendas ao Orçamento da União, mas criticou a o governo do estado pelo gasto do dinheiro.

— Foram R$ 72 milhões que alocamos para o estado de Roraima. E esses R$ 49 milhões já foram, inclusive, gastos. Eu fiquei agora extremamente surpreso, governadora — eu que lutei tanto por esse dinheiro para comprar os remédios, para comprar os aparelhos necessários, para equipar, para que se efetuassem as cirurgias necessárias no nosso estado, para dar o custeio que a saúde precisa —, ao saber que a governadora usou esse recurso para pagar dívida do governo anterior, do governo do PSDB. A custo de quê?

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)