Manter embaixada do Brasil no Mali é vantajoso, afirma diplomata

Da Redação | 10/05/2018, 18h10

A Embraer acaba de finalizar a venda de 4 aviões modelo Super Tucano às Forças Armadas do Mali no valor de U$ 60 milhões, negócio concretizado graças à participação ativa da embaixada brasileira naquele país africano.

A informação foi dada pelo diplomata Rafael de Mello Vidal durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE) nesta quinta-feira (10), quando teve sua indicação para a chefia da representação brasileira em Bamako (a capital do Mali) aprovada pelo colegiado. A análise da indicação segue agora ao Plenário do Senado.

Vidal esclareceu que apenas a venda destes aviões equivale aos custos de manutenção da embaixada no Mali por período superior a 60 anos, incluindo nesta conta o pagamento de vencimentos ao corpo diplomático brasileiro e à força de trabalho local. A informação foi dada devido ao questionamento de alguns senadores quanto à viabilidade de se manter representações diplomáticas em países com os quais o Brasil ainda não possui vínculos econômicos mais expressivos, como é o caso do Mali e de outras nações africanas.

— Como é possível constatar, uma única operação comercial bem-sucedida já paga a manutenção por décadas. E é óbvio que nos próximos 60 anos muitas outras vendas e oportunidades de exportações de produtos brasileiros serão concretizadas. Existe a possibilidade concreta, já encaminhada, da venda de mais 2 super-tucanos, e até do cargueiro KC-390, uma tecnologia ainda mais sofisticada. As portas já estão abertas e são promissoras para a venda de produtos bélicos ao Mali.

Segundo o diplomata, o Mali necessita modernizar suas forças militares pois o país tem sido, desde 2012, um dos principais focos de atuação de grupos terroristas de inspiração jihadista, como o Estado Islâmico. Mas Vidal garante que sua atuação também estará voltada para a venda de outros produtos industriais e para o incremento das relações na área da agricultura, uma vez que a nação africana também é uma grande importadora de alimentos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
CRE Exportações Relações Exteriores