Senado aprova recondução de diretor da Antaq

Da Redação | 08/05/2018, 18h16

O Senado aprovou nesta terça-feira (8) a recondução de Adalberto Tokarski para o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Foram 48 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção. A indicação (MSF 25/2018) havia sido aprovada pela manhã pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

Engenheiro civil, Tokarski atuou como consultor no setor privado e está na agência desde 2006, primeiro como gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior. Em 2011, ocupou o cargo de superintendente de Navegação Interior e, em 2014, foi nomeado diretor da Agência.

Ao ser sabatinado na comissão, Tokarski salientou aos senadores a importância dos portos para o transporte de cargas e dos produtos para o exterior. Ele informou que, apesar da crise, houve um aumento de mais de 8% na movimentação dos portos brasileiros em 2017, em comparação com 2016.

Tokarski disse que levará ao Ministério dos Transportes uma agenda para facilitar o investimento, tanto público como privado, para melhorar a infraestrutura portuária e ferroviária.

Antaq

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários é uma autarquia especial vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Foi criada pela Lei 10.233, de 2001, e instalada em 2002, com a finalidade de implementar as políticas formuladas pelo governo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)