Líderes comunitários serão homenageados em sessão do Senado

carlos-penna-brescianini | 02/05/2018, 22h37

O Senado fará na sexta-feira (4), às 10 h, sessão especial de homenagem ao Dia Nacional dos Líderes Comunitários. A iniciativa para a homenagem é do senador Hélio José (Pros-DF).

As organizações comunitárias têm grande capilaridade em seus bairros e municípios. Para aumentar sua representatividade nacional, em 1982 essas organizações fundaram a Confederação Nacional das Associações de Moradores, explicou o senador.

— As primeiras associações de moradores no país surgiram em 1940, durante a ditadura getulista do estado novo e bem no período inicial da Segunda Guerra Mundial. Os líderes comunitários têm grande relevância na política mais próxima aos cidadãos - afirmou Hélio José.

Em audiência pública em 22 de março, na Comissão Senado do Futuro (CSF), Hélio José, que preside o colegiado, disse que o exercício da cidadania começa nas comunidades e que os líderes comunitários são importantes para alavancar o desenvolvimento local. Na reunião, ele informou que seria realizada no Plenário do Senado em maio uma sessão para homenagear as lideranças comunitárias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)