Após Brexit, Brasil ganha maior dimensão econômica no Reino Unido, afirma diplomata

Da Redação | 26/04/2018, 16h04

O Brasil é o único país integrante do G-20 que ainda não possui um acordo mútuo que evite a bitributação em negócios com o Reino Unido e a finalização deste e outros acordos na área comercial será a prioridade da embaixada brasileira naquele país.

Estes foram os destaques apontados pelo diplomata Claudio Frederico Arruda em sua sabatina nesta quinta-feira (26) pelos senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A indicação do diplomata para a chefia da representação brasileira em Londres foi aprovada pelo colegiado.

Brasil mais relevante

Arruda destacou que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) - movimento apelidado de Brexit -redimensiona a relevância da economia brasileira para os britânicos, e que "isto não se trata apenas de uma conjectura, mas de um fato, pois tanto a primeira-ministra Theresa May quanto outros atores políticos fizeram esta afirmação de forma literal", ressaltou.

— A grande prioridade deles agora é vender o Brexit como uma abertura ainda maior do Reino Unido para a globalização, para a consolidação de novos acordos a nível mundial. Foi neste contexto que Theresa May citou o Brasil como um dos principais países dentro desta nova estratégia, o que foi confirmado depois pelo chanceler Boris Johnson e até pelo líder oposicionista Jeremy Corbin (do Partido Trabalhista) — detalhou o diplomata.

Para Arruda, o novo cenário é desafiador para o Brasil e não significará necessariamente a ampliação do intercâmbio comercial entre as duas nações. Isto estará interligado ao formato final em que se dará a saída do Reino Unido da União Europeia - o que só estará definido no ano que vem - e ao impacto objetivo que tal fato terá na economia britânica.

O diplomata explicou que boa parte do intercâmbio comercial brasileiro com os ingleses se dá justamente no âmbito de acordos vigentes com a UE. Arruda entende que todo este arcabouço terá que ser revisto a partir do ano que vem, 'sempre com foco no aumento do intercâmbio e na busca de atrair mais investimentos britânicos para nossa economia".

Ele finalizou revelando que outra prioridade será negociar um acordo de livre comércio envolvendo o Mercosul e o Reino Unido, do qual um eventual acordo dos britânicos com a UE poderá servir de espelho.

A análise da indicação de Claudio Frederico Arruda segue para o Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)