Wilder critica 'indústria da multa' e burocracia na gestão do trânsito

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/04/2018, 19h54

O senador Wilder Morais (DEM-GO) criticou a prática que chamou de “indústria da multa”. Segundo ele, motoristas que dirigem embriagados, ultrapassam sinal vermelho e colocam outras pessoas em risco devem ser punidos, mas o excesso de burocracia não está melhorando a qualidade no trânsito.

Ele citou uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito que obrigaria os motoristas a fazer exame teórico a cada cinco anos. Segundo Wilder, a iniciativa tinha o único objetivo de arrecadar mais dinheiro com taxas. O senador afirmou ter mobilizado a sociedade nas redes sociais e juntado 36 mil assinaturas em 24 horas contra a medida, que acabou sendo revogada.

Wilder criticou ainda a possibilidade de cobrança de multa a pedestres e ciclistas que atravessarem a rua fora da faixa de pedestre. Para o senador, o correto seria o Estado criar melhores condições para que o cidadão não precise se arriscar ao atravessar no meio do fluxo de veículos.

— Será que o trabalhador que mora nas periferias, nas margens das estradas, e tem que atravessar o trânsito intenso para pegar o ônibus, gosta do medo que sente? Tem intenção de ferir a lei? É óbvio que não! Então o Estado precisa primeiro fazer a sua parte: construir passarelas, levar o transporte público mais perto e criar semáforos e faixas em locais mais adequados, valorizar o pedestre — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)