Senado aprova criação de grupo parlamentar Brasil-Arábia Saudita

Da Redação | 17/04/2018, 18h20

A criação do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Reino da Arábia Saudita foi aprovada nesta terça-feira (17) pelo Plenário do Senado. O Grupo funcionará como serviço de cooperação interparlamentar, a ser integrado por membros do Congresso Nacional que a ele livremente aderirem. A finalidade é incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos. A matéria vai à promulgação.

O autor do projeto (PRS 11/2018), senador Fernando Collor (PTC-AL), destacou que o Reino da Arábia Saudita é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio e no norte da África, sendo o segundo maior fornecedor de petróleo ao Brasil, atrás apenas da Nigéria. Collor ressaltou ainda o largo potencial para as relações comerciais, dadas as complementaridades produtivas entre os dois países.

A matéria teve voto favorável da relatora na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senadora Ana Amélia (PP-RS).

A cooperação interparlamentar se dará por meio de visitas recíprocas, realização de seminários, simpósios e debates, intercâmbio de experiências parlamentares e outras atividades compatíveis com os objetivos do grupo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)