Adiada votação de urgência para reajuste de valores pagos a lotéricas pela Caixa

Da Redação | 17/04/2018, 18h06

Foi adiada a votação do requerimento de urgência para o projeto de lei que reajusta valores pagos pela Caixa Econômica aos permissionários lotéricos pelo recebimento de boletos e outros convênios. O adiamento foi um pedido do relator da matéria, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que quer tentar um acordo sobre o texto (PLC 1/2018).

O senador explicou que a atualização dos valores é uma reivindicação dos lotéricos e correspondentes bancários. Eles alegam que a taxa paga pela Caixa por operação é baixa. A Caixa, por sua vez, diz que, se o texto for votado como veio da Câmara, empresas como as companhias de energia e de água deixariam de usar os correspondentes bancários.

— Eu vou cobrar da Caixa Econômica e da Febralot [Federação Brasileira das Empresas Lotéricas] que possam agilizar esse entendimento para se tentar construir uma solução melhor para as suas partes — disse Jucá, que se comprometeu a dar uma resposta até a a próxima semana.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que presidia a sessão, concordou com o adiamento da votação para tentar um entendimento, mas lembrou que, em muitas cidades do Nordeste, as lotéricas são as únicas alternativas da população, já que não existem bancos.

— Na Paraíba, a maioria esmagadora das cidades não possui agências bancárias, pois muitas das agências foram fechadas pelos problemas crescentes de segurança pública, como assaltos às agências e estouros de caixas eletrônicos. Então, a população se serve única e exclusivamente dos correspondentes lotéricos — lembrou.

Os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Sérgio Petecão (PSD-AC) também pediram pressa na votação e disseram que o maior beneficiado será a população, especialmente das cidades onde não há agências bancárias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)