Presidente em exercício do Senado continuará com pauta prioritária de segurança

Da Redação | 13/04/2018, 16h32

O presidente em exercício do Senado, senador Cássio Cunha Lima, informou que dará continuidade à pauta prioritária de segurança pública e de desenvolvimento econômico na próxima semana. O representante da Paraíba substitui o presidente Eunício Oliveira, que participa, de 14 a 20 de abril, de um intercâmbio parlamentar no Japão, a convite do governo japonês.

- Vamos manter o ritmo de trabalho do presidente Eunício, principalmente no que diz respeito a votações relacionadas à segurança e às reformas microeconômicas - afirmou Cássio na manhã desta sexta-feira (13).

O senador disse que não haverá tempo, no entanto, para que o Senado vote na próxima semana o projeto que cria o Sistema Único de Segurança (PLC 19/2018), aprovado no último dia 11 pela Câmara dos Deputados.

- Aguardaremos o envio da proposta aprovada na Câmara, mas não acredito que seja possível votar. Para a próxima semana, vamos convocar a Mesa para uma reunião na terça-feira, com temas represados há algum tempo e vamos tratar de assuntos relativos ao Nordeste - informou o senador.

João Pessoa

Pela manhã, o senador participou de uma reunião de trabalho com técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional e da Prefeitura de João Pessoa (PB) para tratar de um empréstimo internacional de US$ 100 milhões à capital paraibana. A verba deverá ser destinada à área de desenvolvimento urbano sustentável.

-  João Pessoa é a segunda capital menos endividada do país, com equilíbrio fiscal e fluxo de caixa equilibrado, o que permitirá a contratação desse empréstimo - avaliou Cássio.

Os recursos são para o projeto João Pessoa Cidade Sustentável, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Caixa Econômica Federal (CEF). O projeto desenvolvido pela atual gestão municipal prevê a implementação de um conjunto de investimentos destinados a estruturar o desenvolvimento sustentável de João Pessoa pelos próximos 30 anos.

O projeto conta com 60 ações de grande porte que vão preparar a capital paraibana para quando ela atingir a marca de um milhão de habitantes. Dentre as medidas, estão a construção de conjuntos habitacionais no Complexo da Beira Rio, envolvendo oito comunidades que serão completamente urbanizadas; a implementação da Escola de Governança e Gestão, que irá qualificar cada vez mais os profissionais da Prefeitura; além de um investimento importante na segurança urbana e cidadã, por meio da instalação do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), onde será unificado todo o monitoramento da cidade, do trânsito às equipes de prevenção de desastres naturais, entre outras ações.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)