Jorge Viana pede liberdade para Lula

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/04/2018, 18h27

O senador Jorge Viana (PT-AC) declarou nesta segunda-feira (9) que o Brasil vive uma crise institucional e que o Supremo Tribunal Federal precisa julgar a constitucionalidade da prisão em segunda instância, de modo a “pacificar o país”, libertando o ex-presidente Lula. Para o senador, a condenação do líder petista atinge a todos os cidadãos, por ter sido motivada pelo "desprezo às leis", pois o encarceramento do ex-presidente seria inconstitucional.

Jorge Viana mencionou os eventos do fim de semana no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde Lula esteve reunido com seus apoiadores antes de entregar-se à Polícia Federal. No seu entendimento, o país está em “processo de radicalização”.

Jorge Viana também enalteceu o legado dos governos de Lula, especialmente em benefício dos mais pobres, e também questionou a legitimidade do impeachment de Dilma Rousseff, que, segundo ele, teria sido comprado. O senador mostrou números sobre a recuperação da economia sob a administração do PT. E disse que aqueles que desejam o mal do Brasil empreendem uma caçada a Lula.

— Vão seguir com esta ação absolutamente injusta, preconceituosa, odiosa de encarcerar o maior líder que este país tem, um dos maiores presidentes da República da nossa história e um homem que mudou para melhor a vida de todas as brasileiros e os brasileiros? — declarou Jorge Viana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)