Fernando Bezerra lamenta que Recife tenha o pior trânsito do país em horários de pico

Da Redação | 28/03/2018, 12h11

Recife, capital de Pernambuco, tem o pior trânsito do país no horário de pico, segundo o Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99). A constatação foi motivo de preocupação e lamento do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), em discurso no Plenário nesta quarta-feira (28).

Por meio do aplicativo de transporte urbano, coletou-se dados dos congestionamentos, nos horários de pico (de 7h às l0h e de 17h às 20h) e constatou que os percursos na cidade levam em média 77% mais tempo do que em horários de tráfego livre, enquanto em São Paulo e Rio de Janeiro, cidades bem maiores, o acréscimo de tempo foi de 69%.

Entre os destaques negativos, estão o bairro de Dois Unidos, na Zona Norte da capital, o trecho da BR-408, nas imediações da Arena Pernambuco, a saída de Recife pela rodovia BR-232, no Curado, além de áreas centrais como os bairros da Ilha do Leite, Derby, Coelhos e Boa Vista.

— Nesse quadro preocupante da mobilidade urbana da capital de Pernambuco, toda a população sofre e paga um preço alto, seja o trabalhador, seja o estudante, a dona de casa, o empresário. A rotina de trabalho torna-se mais cansativa com o tempo ocioso gasto em congestionamentos, saindo-se mais cedo de casa e retornando-se mais tarde, subtraindo-se horas de convívio familiar, descanso e lazer. Gasta-se mais com combustível, aumenta a poluição — disse o senador.

O parlamentar também frisou que o Recife está sendo derrotado na disputa por competitividade, pois para o setor produtivo, tempo é dinheiro, e o dinheiro dos impostos vai sendo desperdiçado em engarrafamentos enquanto o estado perde o dinamismo e o protagonismo regional de que desfrutava.

Bezerra comemorou ainda o anúncio da filiação do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, aos quadros do PMDB. Na opinião do senador, o gesto coloca o partido no jogo eleitoral e habilita o político a compor uma chapa com o presidente Michel Temer, se ele decidir tentar a reeleição, ou até mesmo a ser o candidato peemedebista à Presidência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)