CCT vai avaliar em 2018 financiamento público de ciência e tecnologia

Da Redação | 27/03/2018, 16h47

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) vai avaliar em 2018 a atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições. O requerimento de escolha do tema (RCT 5/2018) foi aprovado pela comissão nesta terça-feira (27).

De acordo com o Regimento Interno do Senado, as comissões devem escolher todos os anos, até o mês de março, uma política governamental para avaliar e propor melhorias. O tema da CCT para 2018 foi sugestão do presidente da comissão, senador Otto Alencar (PSD-BA).

Ao justificar a proposta, o senador explicou que a Finep, criada na década de 60, evoluiu desde sua criação e hoje é a Secretaria Executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), além de gerenciar recursos para o apoio a toda cadeia de inovação, em diversos setores da economia.

— Essa avaliação seria importante porque temos o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, onde existem recursos para aplicação. É importante, neste momento de dificuldades orçamentárias grandes para financiamento das pesquisas, da ciência e da tecnologia, por que não fazer a avaliação dessa política pública, chamar os dirigentes da Finep para audiências públicas para se observar o que tem a Finep financiado, já que tem recursos suficientes para esses financiamentos? — defendeu Otto.

A avaliação terá o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) como relator.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)