Marta destaca necessidade de preservação dos recursos hídricos

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/03/2018, 17h39

Ao falar da importância do Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília a partir de domingo (18), a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) cobrou mais empenho no debate sobre a preservação dos recursos hídricos. Segundo as estatísticas apresentadas pela senadora, a água disponível no planeta é extremamente limitada e sua distribuição é desigual, o que expõe grande parte do mundo à ameaça de escassez hídrica.

— A disponibilidade de água é menor onde a maior parte da população se encontra, isto é, nas cidades mais próximas do litoral, o que faz com que essas regiões possuam maior risco de escassez de água. Para piorar a situação, o Brasil registra elevado desperdício nas redes de distribuição.

Marta Suplicy ressaltou que a dependência do regime de chuvas no Brasil põe em risco atividades econômicas essenciais, principalmente a agricultura e a geração de energia elétrica. A senadora também criticou a crise hídrica na região metropolitana de São Paulo, que atribuiu à falta de planejamento do governo do estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)