Eduardo Braga cobra controle das fronteiras contra o tráfico de drogas e armas

Da Redação | 06/03/2018, 19h23

Eduardo Braga (PMDB-AM) defendeu o controle de fronteiras como prioridade na agenda da segurança pública em sessão sobre o tema, promovida nesta terça-feira (6), no Plenário do Senado. Ele informou que no Amazonas, os juízes recomendaram ao governo estadual o fim do regime semiaberto por causa da insegurança. O senador ressaltou que as drogas do narcotráfico entram pelos portos e aeroportos e até uma base da Polícia Federal na fronteira do estado foi fechada por falta de recursos

– Se o Brasil não for capaz de bloquear as suas fronteiras da entrada do tráfico de drogas e de armas, depois que essas armas e essas drogas adentrarem os nossos centros metropolitanos e urbanos, nós não conseguiremos combater nas nossas cidades – disse.

Para Eduardo Braga, é preciso implantar uma nova política nacional para o combate ao crime organizado no país. Os estados não teriam mais como aumentar o efetivo policial, nem recursos para modernizar as polícias.

– O Estado brasileiro faliu na segurança pública. Se nós não implantarmos um modelo integrado de segurança pública e não criarmos um sistema de financiamento nós não daremos uma resposta definitiva para o cidadão brasileiro que espera poder voltar a viver em paz e sossegado em nosso país – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)