Comissão de Agricultura fará debate sobre produtividade do campo

Da Redação | 05/03/2018, 12h59

As inovações no agronegócio destinadas a garantir aumento de produtividade, renda, competitividade e sustentabilidade para os produtores são temas a serem debatidos em audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que será realizada na sexta-feira (9), às 14h, no Parque de Exposições de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul.

Proposto pela senadora Ana Amélia (PP-RS), o debate ocorrerá durante a 19ª Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro. De acordo com a parlamentar gaúcha, os avanços da tecnologia nos últimos anos contribuíram para o aumento da produtividade. Porém, os gargalos de infraestrutura, a elevada carga tributária e o aumento dos custos de produção tiram, a seu ver, competitividade dos produtores.

“Diante desse cenário, a intenção é analisar o acesso do produtor às inovações, identificar as áreas que ainda carecem de modernizações para impactar positivamente na atividade e debater alternativas para garantir mais renda e sustentabilidade no setor”, justificou a senadora.

Entre os convidados para o debate estão o coordenador de Tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Reginaldo Minaré; o professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Ricardo Silveiro Balardin; o diretor executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Mario Von Zuben; e o presidente da Expodireto/Cotrijal, Nei Cesar Mânica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)