Waldemir Moka: SUS deve dar mais atenção às doenças raras

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/02/2018, 16h39

Ao lembrar o Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado sempre no último dia de fevereiro, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) mencionou o aumento da demanda por políticas públicas nesse setor da saúde.

Segundo estatística citada por ele, mais de 12 milhões de pessoas sofrem de doenças raras no país, sendo algumas de difícil diagnóstico. Em sua avaliação, o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa enfrentar o desafio de fornecer uma rede assistencial especializada para esses pacientes.

— Estamos conseguindo trilhar esse caminho difícil e tortuoso, sabendo que lá na frente haveremos de comemorar muitas coisas boas. Avancemos, porque os nossos pacientes com doenças raras têm pressa — pediu.

O senador também frisou que os medicamentos adequados para doenças raras deveriam ser mais rapidamente analisados pela Anvisa e aceitos pelo Sistema Único de Saúde. Moka manifestou temor com a possibilidade de judicialização da saúde em face da demanda por medicamentos gratuitos, que muitas vezes não são disponibilizados a tempo pela rede pública.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)