Lindbergh critica intervenção no RJ e culpa governo federal pela crise na segurança

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/02/2018, 16h48

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) culpou o governo federal e a política de austeridade fiscal pela situação da segurança pública no Rio de Janeiro. afirmou que o orçamento da segurança pública foi reduzido de R$ 6,1 bilhões para R$ 2,9 bilhões, após a promulgação da Emenda Constitucional do teto dos gastos públicos.

O senador apresentou uma lista de estados com taxa de homicídios superior à do Rio de Janeiro para argumentar que a segurança vai mal no país inteiro. Lindbergh acredita que a intervenção federal no Rio não vai solucionar o problema, pois a medida foi tomada sem planejamento.

Para o senador, sem investigação eficiente, a violência não vai diminuir e o Exército não tem o papel de investigar. Lindbergh afirmou ainda que a guerra às drogas é um fracasso no Brasil e no mundo, pois os moradores são os que mais sofrem.

- Eu fui relator da CPI sobre o extermínio da juventude negra e fui a várias favelas. Sabe qual é o desespero de uma mãe que tem um filho de 18 anos? É gigantesco num sábado à noite porque esse jovem vai sair à noite como todo jovem, e ela tem medo de esse jovem ser morto pelo tráfico, pela milícia e, infelizmente, pela polícia que, às vezes, age de forma despreparada dando tiro pra tudo que é lado. Então essa tese da guerra às drogas e de que uma intervenção militar vai resolver os problemas não funciona - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)