Gleisi Hoffmann diz que condenação de Lula é perseguição política

Da Redação | 05/02/2018, 21h41

Em pronunciamento no Plenário, nesta segunda-feira (5), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou os políticos que comemoraram a condenação do ex-presidente Lula a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, em Porto Alegre, no último dia 24 de janeiro. Na opinião da senadora, Lula foi vítima de perseguição para ser impedido de participar das eleições, pois lidera as pesquisas de intenção de votos.

Para Gleisi, o ex-presidente foi condenado injustamente, sem crime e sem provas. Ela refutou a acusação que pesa contra Lula de ganhar um apartamento para conceder vantagens. Segundo a senadora, ele não recebeu o imóvel e nem deu nada em troca.  Os chamados “atos indeterminados e fatos notórios” não seriam suficientes para a condenação, pois não seriam tipificados no código penal.

A senadora entende que a condenação não foi de Lula, mas de um “projeto de país” atacado desde a condução coercitiva do ex-presidente para prestar depoimento, passando pelo impedimento de assumir o cargo de ministro da Casa Civil até o impeachment de Dilma Rousseff.

Gleisi Hoffmann ainda apontou a prescrição de processos judiciais de políticos de outros partidos em comparação com o tratamento dado a Lula, no qual a justiça seria muito mais rápida, com ampla cobertura da mídia.

– Lula é condenado e Temer continua governando este país. Lula é condenado e Aécio continua sendo senador. Lula é condenado e os ministros que não podiam tomar posse nos ministérios, porque respondiam processo, continuam nos cargos.  Lula é condenado e uma série de irregularidades e malfeitos não foram e não estão sendo objeto de verificação – ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)