Projeto inclui rios do Maranhão e do Ceará na área de atuação da Codevasf

Da Redação | 02/01/2018, 14h29 - ATUALIZADO EM 02/01/2018, 16h16

Começou a tramitar no Senado proposta que inclui rios dos estados do Maranhão e do Ceará na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 176/2017, de autoria do deputado Sarney Filho (PV-MA), aguarda designação de relator na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

O texto aprovado pela Câmara inclui na região da Codevasf os vales dos rios Tocantins, Gurupi, Munim, Maracaçumé, Turiaçu, Preguiças, Periá e dos sistemas hidrográficos das ilhas maranhenses e do litoral ocidental do Maranhão. Também passam a ser beneficiados os vales dos rios Jaguaribe, Banabuiú, Salgado, Curu, Acaraú, Coreaú, Jaburu, Poti, Aracatiaçu e Mundaú, no Ceará.

Codevasf

Criada há mais de 40 anos, a Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional com o objetivo de promover o desenvolvimento e a revitalização da bacia do Rio São Francisco, extendido depois às bacias hidrográficas dos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim.

A empresa destina investimentos públicos para a construção de obras de infraestrutura, como projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos. Investe também na aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, recuperação de áreas ecologicamente degradadas, capacitação e treinamento de produtores rurais, além da realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)