Sessão especial do Senado celebrará 180 anos de organização maçônica no Brasil

Da Redação | 07/12/2017, 16h36

O Senado homenageará o Grande Colégio de Ritos em sessão especial, na segunda-feira (11), pelos 180 anos da organização maçônica no Brasil. Os 300 anos de fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra também serão celebrados. A sessão será realizada no Plenário da Casa às 11h.

O Grande Colégio de Ritos foi instituído no país em 26 de novembro de 1837. A organização tem como objetivo resgatar e promover o estudo de ritos maçônicos. Ela congrega maçons regulares a fim de fornecer conhecimento atual e antigo da maçonaria para a formação de seus membros.

Grandes Lojas

As Grandes Lojas são confederações compostas de no mínimo três Lojas Maçônicas – base fundamental organizada por assembleias, onde os maçons se reúnem periodicamente – que trabalham em um mesmo tipo de rito maçônico.

A Grande Loja de Londres foi fundada em 24 de junho de 1717 e é referência para os maçons de todo o mundo. No Brasil, existem Grandes Lojas em todos os estados e no Distrito Federal. Segundo estimativa de 2012 da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), são 2.765 Lojas e cerca de 126 mil membros ativos.

O requerimento de realização da sessão especial é dos senadores Valdir Raupp (PMDB-RO), Cidinho Santos (PR-MT), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Armando Monteiro (PTB-PE), Otto Alencar (PSD-BA), e Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Homenagem Maçonaria