Paulo Rocha lamenta morte do frei dominicano Henri Roziers

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/11/2017, 17h27

Em discurso nesta terça-feira (28), o senador Paulo Rocha (PT-PA) lamentou a morte do frei dominicano Henri Roziers, aos 87 anos, em Paris, na França. O senador afirmou que o frei foi um humanista que dedicou parte da vida à defesa dos camponeses da região amazônica, em particular no estado do Pará. O parlamentar lembrou ainda que Roziers o incentivou a ingressar na política.

Paulo Rocha relatou que, apesar de nascido numa família aristocrática na França, Henri sempre se pautou pelo respeito aos excluídos. Formado em Letras, em Paris, e em Direito, em Londres, o dominicano percebeu desde cedo o poder do imperialismo e do racismo francês, quando serviu ao Exército de seu país em Marrocos.

Ainda conforme Paulo Rocha, Henri Roziers passou a se interessar e a acompanhar a luta pela descolonização dos territórios africanos pelas potências europeias e também, a partir dos anos 1950, pelas lutas populares da América Latina. Para Paulo Rocha, esses acontecimentos só reforçaram ainda mais o compromisso cristão do frei de lutar por fraternidade.

— Por isso, eu requeiro esse voto de pesar pelo falecimento deste grande humanista, que ajudou a defender no nosso país aqueles mais oprimidos — afirmou Paulo Rocha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)