Eunício recebe competidores da WorldSkills, competição mundial de educação profissional

Da Redação | 22/11/2017, 17h04

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, recebeu nesta quarta-feira (22) os 56 participantes brasileiros da 44ª edição da WorldSkills, considerada a maior competição de profissões técnicas do mundo. Eles têm entre 18 e 23 anos, são alunos e ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e conquistaram o 2º lugar geral da WorldSkills 2017, realizada em outubro, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

— É gratificante para nós vermos aqui brasileiros e brasileiras que foram disputar com o mundo em uma competição de conhecimento e de informação, mostrando que o Brasil é um país pujante, que não é grande apenas do ponto de vista territorial, mas também do ponto de vista de formação da juventude — parabenizou o presidente do Senado.

O grupo foi recebido por Eunício Oliveira no Salão Nobre do Senado, na companhia dos senadores Armando Monteiro (PTB-PE) e Roberto Muniz (PP-BA), além do responsável pela delegação em Abu Dhabi, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. Os brasileiros conquistaram 15 medalhas: sete de ouro, cinco de prata e três de bronze, além de 26 diplomas de excelência, o que colocou o país no quarto lugar no ranking de medalhas.

WorldSkills

A 44ª edição aconteceu entre 15 e 18 de outubro em Abu Dhabi e reuniu 1,2 mil jovens de 68 países em 52 ocupações técnicas. O Brasil competiu em 50 profissões e conquistou a vice-liderança no ranking de pontos, que teve a Rússia em primeiro lugar e a China em terceiro. No quadro de medalhas, o Brasil ficou em quarto lugar, atrás da líder China, seguida pela Coreia do Sul e Suíça.

Realizado a cada dois anos, pela WorldSkills International, o torneio conta com a participação dos melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Eles disputam em provas que reproduzem o dia a dia de profissões da indústria, do comércio e do setor de serviços. Os competidores devem completar os desafios práticos em padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas. Cada uma das modalidades pode ter apenas um representante ou equipe de cada país.

Da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)