80 anos do Estado Novo em destaque na Rádio Senado

Da Rádio Senado e Da Redação | 10/11/2017, 08h56

Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas outorgou uma nova Constituição, dando início ao Estado Novo, um período de oito anos de governo autoritário no Brasil. A Rádio Senado apresenta nesta sexta-feira (10) a reportagem especial Estado Novo – 80 Anos.

O trabalho conta como o Brasil chegou ao governo autoritário que tinha Getúlio Vargas à frente. A reportagem percorre os anos 30 do século 20 destacando o radicalismo político da época, que levou às tentativas de depor Getúlio Vargas por parte dos comunistas, em 1935, e da Ação Integralista Brasileira, em 1938. Era o Brasil inserido no cenário mundial de lutas entre nazistas, fascistas e comunistas em plena deterioração dos princípios que norteavam os ideais da Democracia Liberal.

Era também uma época que ainda sentia os efeitos da crise econômica do final dos anos 20, com o crash da Bolsa de Nova York e a chamada grande depressão.

Crise econômica, radicalismo político e as brigas políticas internas com disputas entre oligarquias estaduais, levaram o presidente Getúlio Vargas a decretar o Estado Novo no dia 10 de novembro de 1937.

O Estado Novo começou a ser pensado meses antes de novembro. Ainda em meados de 1937, Getúlio Vargas já havia encomendado o texto da nova Constituição ao jurista mineiro Francisco Campos, ministro da Justiça de 1937 a 1942. Campos, ou Chico Ciência, foi o principal ideólogo do Estado Novo. Na ponta política, Vargas contou com a habilidade e o apoio do governador de Minas Gerais, Benedito Valladares, que, por mais que tenha se esforçado na busca de um candidato de consenso e que apaziguasse as desavenças políticas, foi um importante aliado do presidente na tomada da decisão. Com apoio político e sem contestação popular, Getúlio buscou ainda o apoio dos militares para ação. Foram oito anos de governo autoritário, sem liberdade de imprensa, com o Congresso fechado e sem partidos políticos.

COMO OUVIR - Reportagem Especial “Estado Novo – 80 Anos”

Dia e horário: Sexta-feira, (10), às 18h, com reprise no sábado (11), às 10h, e domingo (12), às 17h.
Para sintonizar: A Rádio Senado transmite sua programação para Brasília e regiões vizinhas na frequência de 91,7 MHz e para outras nove capitais: Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), João Pessoa (106,5 MHz), Manaus (106,9 MHz), Natal (106,9 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Teresina (104,5 MHz), Macapá (93,9 MHz) e São Luís (96,9 MHz).
Pela internet: Os programas da Rádio Senado são distribuídos para quase 3 mil emissoras no país por meio da RadioAgência e podem ser acessados (aqui)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)