Paulo Rocha lamenta crimes ligados à disputa de terra

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/11/2017, 19h16

Em pronunciamento nesta quarta-feira (8), o senador Paulo Rocha (PT-PA) relatou crimes relacionados à disputa por terras no Pará e lamentou que, após 21 anos do massacre do Eldorado do Carajás, os governantes atuais continuem usando os mesmos métodos violentos para proteger o latifúndio e reprimir a luta dos camponeses.

Paulo Rocha afirmou que no dia 24 de maio a Polícia Militar paraense matou a tiros dez trabalhadores acampados nas proximidades da Fazenda Santa Lúcia, na zona rural da cidade de Pau D’arco.

— A informação que temos é que os policiais tinham ordem de prisão, e não de execução. Mas a certeza da impunidade faz governantes, mandantes e a PM agirem livremente no massacre de pessoas que ousam resistir e enfrentar a lógica da opressão e da desconcentração da terra.

O senador disse ainda que os conflitos haviam diminuído nas gestões dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. Mas agora, segundo ele, com Michel Temer no poder, o Pará voltou a se enquadrar no ranking dos estados mais violentos na disputa desigual por terras. Ele cobrou respostas do governo federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)