Para Simone, descrença das pessoas nas instituições traz instabilidade social

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/11/2017, 17h57

O Congresso Nacional está perdendo "a identidade, a essência, a alma", segundo a  senadora Simone Tebet (PMDB-MS). Em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (7), ela disse que essa condição pode ser verificada por quem caminha nas ruas e conversa com as pessoas diariamente.

De acordo com a senadora, alguns cidadãos creditam essa perda de credibilidade à crise institucional brasileira. Para outros, afirmou, o fato é causado por simples anomia social, quando a população não mais acredita nas instituições, nas leis ou nos poderes constituídos.

Para Simone, por não verem mais a vontade representada pelas instituições, muitos têm elaborado as próprias regras, buscando líderes que podem ser, na maioria das vezes, falsos profetas. Com isso, avaliou a senadora, o Estado perde autoridade e, até mesmo, capacidade de garantir segurança.

- Estamos diante dessa anomia, que divide famílias, que separa amigos, que faz com que a própria sociedade não mais se entenda. Todos falam, ninguém ouve. Quando ouve, apenas ouve aquilo que lhe interessa. Não aceita o contraditório, não aceita a diferença, não aceita a contradita.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)