Senado comemora 100 anos de associação em prol da terapia ocupacional

Da Redação | 03/11/2017, 10h00

O Senado lembrará em sessão especial no Plenário o centenário de criação da Associação Nacional para a Promoção da Terapia Ocupacional na segunda-feira (6) às 11h. Ao longo do tempo, a instituição foi rebatizada como Associação Americana de Terapia Ocupacional e a data de sua criação passou a ser um dos marcos para a fundação e desenvolvimento da nova profissão.

Criada em 1917, em Nova York, a associação tem como objetivo “promover a visibilidade, a identidade profissional e o reconhecimento social da classe”. A abertura da instituição é listada como um dos feitos que contribuíram para a consolidação e o reconhecimento do trabalho da categoria a partir do início do século 20.

O terapeuta ocupacional é um profissional da área da saúde que trata, por meio de atividades de trabalho e lazer, pessoas que apresentam as mais variadas disfunções que interferem na realização das tarefas do dia a dia. A técnica terapêutica inclui tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de alterações físicas, cognitivas, psicomotoras ou emocionais.

O pedido de realização da sessão especial é do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), e teve o apoio de outros seis parlamentares. Além de comemorar o centenário da associação, a sessão também lembrará o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, instituído pela Lei 13.084/2015, celebrado no dia 13 de outubro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)