Senado aprova indicação para a Ancine

Da Redação | 18/10/2017, 18h09

Foi aprovada nesta quarta-feira (18), pelo Senado, a indicação de Christian de Castro Oliveira para o cargo de diretor da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Ele havia sido apontado pelo presidente Michel Temer para a vaga decorrente do término do mandato de Manoel Rangel Neto.

Durante sua sabatina na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), no dia 10 de outubro, Christian de Castro Oliveira defendeu a prorrogação da Lei do Audiovisual, que estabelece mecanismos de incentivo fiscal para a produção audiovisual nacional e tem validade apenas até o fim de 2017. Ele também foi favorável à prorrogação do Recine, mecanismo criado em 2012 que concede benefícios fiscais para a construção e modernização de salas de cinema, cujo prazo de vigência também pode expirar no fim deste ano.

Segundo ele, esses incentivos fiscais têm sido fundamentais para o bom desempenho do setor, que mantém nos últimos anos uma taxa de crescimento ao redor de 9% ao ano, bem acima de outros segmentos.

Currículo

Christian de Castro Oliveira cursou Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e também é graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Paulista (Unip). Fez duas pós-graduações: a primeira em Film & Television Business, na Fundação Getúlio Vargas (FGV); e em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Por dez anos, foi sócio de uma consultoria especializada em economia criativa, empreendedorismo e capital de investimento no desenvolvimento de serviços relacionados à modelagem de negócios, estruturação financeira, planejamento estratégico, desenvolvimento de projetos, gestão para empresas, especialmente para o setor de entretenimento, mídia e audiovisual.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)