Reguffe defende projeto que altera forma de eleição do Comitê Olímpico Brasileiro

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/10/2017, 17h49

O senador Reguffe (sem partido-DF) defendeu em Plenário projeto de sua autoria alterando a forma de eleição do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ampliando o número de eleitores como forma de garantir mais representatividade à instituição, O senador propõe que os eleitores sejam os atletas que já representaram o Brasil em Jogos Olímpicos. Atualmente estão aptos a votar apenas os presidentes das confederações.

Reguffe lembrou que o COB recebe dinheiro público. Parte da receita da entidade vem de 1,7% do que o governo federal arrecada com as loterias. Segundo o senador, de 2001 para cá foram mais de R$ 2 bilhões de reais. Ele acrescentou que Carlos Arthur Nuzman, presidente licenciado do COB e que está preso por causa de supostas irregularidades na escolha do Rio de Janeiro para sediar os últimos jogos, estava no comando da do Comitê desde 1995.

- Com isso nós vamos ter uma eleição muito mais democrática, muito mais justa e espero que tenhamos um Comitê Olímpico Brasileiro muito mais voltado à formação dos atletas brasileiros, ao esporte brasileiro e não a negócios e esquemas - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)