CDR visitará obras de transposição do Rio São Francisco no Rio Grande do Norte

Da Redação | 05/10/2017, 08h11

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizará visita técnica às obras na bacia do Rio São Francisco no estado do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (6). Durante a visitação, serão realizados debates sobre o tema. O município de Apodi receberá a visita às 9h, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, e no município de Assu a visita ocorrerá às 15h na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

O objetivo das diligências é acompanhar as obras do Eixo Norte, com foco no ramal Apodi-Mossoró, e a desobstrução do Rio Piranhas-Açu e seu desassoreamento.O requerimento para as diligências é da presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

Em junho, a comissão promoveu, pela retomada das obras, a Caravana das Águas, uma série de audiências públicas e visitas técnicas às obras da bacia do Rio São Francisco nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

Foram convidados Antônio de Pádua, diretor de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional (MI); Felipe Holanda Belchior, diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas; Vicente Guilo, presidente da Agência Nacional de Águas; e Ivan Júnior, secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte.

Projeto

Anda em junho, o governo federal assinou uma ordem de serviço para retomada das obras da primeira etapa do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A ação só foi possível após decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármem Lúcia, que suspendeu o embargo à continuidade do trecho.

De acordo com o governo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco, composto pelos eixos Norte e Leste, deve beneficiar mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. No Eixo Leste, as águas já atendem aos estados de Pernambuco e Paraíba. A previsão é de que a água já chegue no início de 2018 ao estado do Ceará.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)