Ex-presidente do CADE vai depor na CPI que investiga a JBS

Anderson Vieira | 04/10/2017, 16h13

Após ouvir o depoimento do advogado Willer Tomaz de Souza, a CPI MIsta da JBS aprovou nesta quarta-feira (4) requerimento de convocação do ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinicius Marques de Carvalho.

O pedido partiu do presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO). Ele alega que o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao denunciar Michel Temer por corrupção passiva, lançou suspeita sobre um contrato de R$ 406,6 milhões assinado entre uma termelétrica do grupo JBS e a Petrobras para fornecimento de gás. O negócio teria sido feito depois de interferência do Cade.

"Além disso, a atuação do Cade em casos de interesse do grupo JBS é alvo de questionamentos do Ministério Público Federal em outra operação, a Bullish, que investiga fraudes nos aportes de R$ 8,1 bilhões feitos pelo BNDES para a expansão do grupo de Joesley e Wesley Batista", explica Ataídes em seu requerimento.

Vinicius Marques de Carvalho foi presidente do Cade entre junho de 2012 e maio de 2016, época em que o órgão foi responsável por análises de concentração econômica em compras e aquisições do grupo JBS no Brasil e no exterior.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)