Obstáculos do 'Custo Brasil' são debatidos na CAE

Da Rádio Senado | 27/09/2017, 22h30

Audiência pública promovida nesta quarta (27) pelo grupo de trabalho de reformas microeconômicas da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) discutiu com representantes do governo e de entidades ligadas ao setor tributário e à indústria os principais obstáculos que compõem o chamado “Custo Brasil”. Também foram apresentadas soluções para facilitar a atividade empreendedora e empresarial no país.

Coordenador do grupo, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) chamou atenção para a agenda microeconômica do país que, segundo ele, é desafiadora.

— É uma agenda multifacetada, é uma agenda desafiadora porque é densa. E há sempre o desafio da governança dessa agenda e da coordenação intragovernamental, ressaltou.

João Manoel de Mello, representante do Ministério da Fazenda, destacou que o Brasil tem um problema sério de produtividade e pediu soluções rápidas.

— Se o Brasil tivesse a mesma estrutura produtiva da economia alemã, a produtividade cresceria incríveis 400%. Nós crescemos pouco com o problema de produtividade e um problema que perpassa os setores, afirmou o representante.

O representante do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Renato da Silva, enfatizou iniciativas do órgão para a desburocratização e a melhoria do ambiente de negócios. Entre elas, a implantação do Portal Único de Comércio Exterior com o objetivo de melhorar a fluidez e simplificar os processos.

— Quais são os resultados esperados do Portal único? Nós colocamos aí uma redução de 40% nos tempos totais médios para se exportar e importar no país, explicou.

Também presente à audiência pública, o diretor da Confederação Nacional da Indústria, José Augusto Coelho, criticou a demora para a implantação de medidas que façam o país evoluir economicamente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)