Fátima Bezerra critica tratamento dado à educação pelo governo Temer

Da Redação e Da Rádio Senado | 27/09/2017, 15h56

Em discurso nesta quarta-feira, 27, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) criticou a reforma do ensino médio, a interferência do governo federal na composição do Fórum Nacional de Educação e o veto à Lei de Diretrizes Orçamentárias, que retirou metas e prioridades relacionadas ao Plano Nacional de Educação.

Fátima Bezerra lembrou a Emenda Constitucional 95, a chamada PEC do Teto dos Gastos, que congelou pelos próximos 20 anos os investimentos em áreas sociais como educação e saúde, e denunciou que o corte dos recursos tem prejudicado diretamente as universidades e institutos federais de educação profissional e tecnológica do país.

A falta de investimentos, segundo a senadora, tem levado à demissão de terceirizados, ao corte do pagamento de luz, de água e de bolsas de estudos, além de programas importantes para o desenvolvimento destas instituições.

Fátima Bezerra salientou que no Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2018 está destina a quantia de R$ 180 milhões para as 63 universidades que formam a Rede Federal de Ensino Superior do Brasil.

- Eu vou repetir, para que o Brasil nos escute: para as 63 universidades federais, de acordo com a versão preliminar do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2018, está garantido para investimento apenas R$1,5 milhão para cada uma - disse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)