Dário Berger quer reforma política que diminua número de partidos

Da Redação e Da Rádio Senado | 27/09/2017, 19h50

O senador Dário Berger (PMDB-SC) defendeu a votação de uma reforma política que mude realmente a forma de organização dos partidos políticos. Lembrou que há 35 legendas registradas no Tribunal Superior Eleitoral e que "é quase impossível governar o país com tantos partidos".

Com o objetivo de enxugar a quantidade de partidos, Dário Berger propôs o fim das coligações nas eleições proporcionais — que escolhem deputados e vereadores. Recomendou também a adoção de uma cláusula de barreira — norma que impede ou restringe a atuação do partido que não alcançar determinado percentual de votos.

— Diminuir o número de partidos. Facilitar o diálogo, a conversação e o entendimento no Parlamento e facilitar também, sobretudo, a governabilidade do Executivo, que isso é muito importante, afirmou.

O senador informou ter sido contrário ao projeto aprovado no Senado que criou o fundo para o financiamento das campanhas eleitorais. Esclareceu que ninguém sabe exatamente a quantidade de dinheiro que irá para esse fundo. Segundo Dário, a expectativa é que varie entre R$ 2 bilhões e R$ 3 bilhões.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)