Ana Amélia faz alerta sobre taxa de suicídio no país

Da Redação | 22/09/2017, 12h08

Em pronunciamento no Plenário nesta sexta-feira (22), a senadora Ana Amélia (PP–RS) alertou para o aumento da taxa de suicídios no país, que subiu 12% nos últimos quatro anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, citados pela senadora, todos os dias, em média, 30 pessoas tiram a própria vida. Entre 2011 e 2015, houve 55.649 casos, uma média de 11 mil por ano. Para a senadora, essa é uma cifra assustadora.

– Por isso é que eu trago aqui esse alerta também da sociedade porque, tanto quanto valorizar a democracia, nós precisamos cada dia mais valorizar a vida.

Ana Amélia saudou o trabalho de organizações que realizam campanhas de conscientização sobre o suicídio, como o Facebook, o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Rádio Senado no Youtube

A senadora também saudou a integração das áreas de Comunicação do Senado  - Rádio Senado, TV Senado e Agência Senado - e destacou o início da transmissão do programa Conexão Senado no Youtube, que agora poderá chegar praticamente em todo país, demonstrando a relevância da conectividade e da agilidade.

Segundo Ana Amélia, essa comunicação é importante para mostrar a transparência do Legislativo para toda a sociedade.

– A transparência é fundamental para que todo cidadão brasileiro saiba como nós pensamos, como nós agimos, o que nós fazemos. E essa é a melhor maneira de fazer essa fiscalização. A eleição está próxima e é exatamente isso. Ninguém chega aqui ao Senado, por conta própria. Chega aqui ungido pelo voto popular.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)