Ângela Portela lamenta 'ataques à educação' feitos pelo governo Temer

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/09/2017, 18h40

A Senadora Ângela Portela (PDT-RR) lamentou o que classificou como “ataques à educação" promovidos pelo governo de Michel Temer.

Ângela Portela lembrou a diminuição de programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e a interrupção do Ciência Sem Fronteiras. A senadora acrescentou que o teto de gastos em vigor influencia na falta de recursos para o setor.

O sufocamento do ensino superior, que havia expandido a oferta de vagas na última década, principalmente nas Regiões Norte e Nordeste, é outro resultado da falta de recursos, afirmou a senadora. Ela disse que diversos Institutos federais foram construídos em Roraima, e lamentou que agora existem dificuldades para a manutenção não só dos institutos como das Universidades:

- No caso da educação pública, os ataques afetam diretamente e cruelmente nosso estado, especialmente a população jovem que viu da noite para o dia os ataques à educação fecharem as portas para um futuro promissor - disse.

Ângela Portela registrou ainda a participação de 16 comunidades indígenas em evento na Universidade Estadual de Roraima, sobre o plano de desenvolvimento do estado.

Estado, prefeituras e cidadãos de Roraima, informou a senadora, estão debatendo o Zoneamento Ecológico Econômico do estado. O objetivo do zoneamento, explicou, é possibilitar a gestão sustentável dos recursos naturais do estado e, por isso, é importante que os indígenas participem desse processo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)