Comissão de Educação promove audiência sobre combate à exclusão escolar

Da Redação | 09/06/2017, 14h51

A Semana de Ação Mundial 2017, iniciativa global de combate ao trabalho infantil e à exclusão escolar, será lançada nesta terça-feira (13), às 10h, no Senado. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) promove uma audiência pública em torno desse evento para o qual convidou o vencedor do Prêmio Nobel da Paz Kailash Satyarthy.

Autora do requerimento de audiência pública, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) afirmou que a Semana de Ação Mundial 2017 – realizada no Brasil entre os dias 4 e 11 de junho – “é o maior evento internacional de mobilização pelo direito humano à educação”. Essa iniciativa conta também em 2017 com o lançamento da campanha  “100 milhões por 100 milhões” e será defendida, na audiência da CE, por Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e também coordenador da nova iniciativa no Brasil, e pela estudante Ana Júlia Ribeiro, coordenadora jovem da “100 milhões por 100 milhões”.

“Realizar esta audiência pública é de suma importância, já que estão sendo feitas em todo o país mais de mil atividades que serão organizadas por membros da rede da campanha em escolas, secretarias, universidades, conselhos, entre outros espaços de debate da sociedade civil. É a maior atividade de mobilização qualificada da sociedade civil pelo direito humano à educação.”, argumenta Fátima Bezerra em seu requerimento.

O envolvimento da CE na Semana de Ação Mundial 2017 também conta com o apoio da presidente da comissão, senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), e dos senadores Cristovam Buarque (PPS-DF), Ângela Portela (PDT-RR), Regina Sousa (PT-PI) e Lindbergh Farias (PT-RJ). Além de Kailash Satyarthy, Daniel Cara e Ana Júlia Ribeiro, mais dez convidados devem participar da audiência.

A lista de convidados inclui ainda o ministro Lélio Bentes Corrêa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Isa Oliveira, representante do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil; Vanda Anselmo Braga dos Santos, presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social; Alessio Costa Lima, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação; Roberto Franklin de Leão, secretário de relações internacionais do Fórum Nacional de Educação (FNE); Ronaldo Curado Fleury, procurador-geral do Trabalho; Maria do Carmo Brandt de Carvalho Falcão, secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; Maria Cláudia Falcão, representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT); Ítalo Dutra, representante da Unicef; Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres e mais um representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)