Senado aprova acordo na área de educação entre Brasil e Angola

Da Redação | 08/06/2017, 12h32

Foi aprovado em Plenário nesta quinta-feira (8) o PDS 35/2017, que aprova o acordo entre Brasil e Angola no Domínio da Educação Não Superior e Formação, assinado em Brasília, em 23 de junho de 2010. O texto vai à promulgação.

O objetivo do acordo é fomentar as relações educacionais entre os dois países, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do ensino não superior. A cooperação inclui o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores e de programas e projetos desenvolvidos pelos Ministérios de Educação de ambas as partes, incluindo programas de bolsas de estudos oferecidos de acordo com as legislações internas.

Para o Ministério das Relações Exteriores, o acordo contribui ainda com a promoção da língua portuguesa e da aproximação entre os países em desenvolvimento, em especial no continente africano.

O relator da proposta na Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Hélio José (PMDB-DF), destacou em parecer favorável à proposta que a melhora da cooperação com vistas ao estímulo do progresso técnico de ambos os países pode favorecer, por igual, o desenvolvimento socioeconômico das respectivas populações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)