Instaladas comissões mistas para a análise de seis medidas provisórias

Da Redação | 07/06/2017, 19h48

Foram instaladas nesta quarta-feira (7) as comissões mistas para analisar as Medidas Provisórias 775, 776, 777, 778, 780781, todas editadas em 2017.

Entre essas MPs destaca-se a MP 778/17, que prevê o parcelamento da dívida previdenciária dos estados e municípios. O texto foi assinado pelo presidente Michel Temer durante a cerimônia de abertura da 20ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida no mês de maio por prefeitos de todo o país.

 

Foram instaladas as seguintes comissões mistas

MP 775/2017

Obriga o registro dos bens constituídos em todas as operações realizadas no mercado financeiro (bancário, interbancário e acionário), independente da natureza do negócio. O registro será feito nas mesmas entidades registradoras ou depositárias dos ativos negociados, como as câmaras de custódia de ações.

Presidente: ainda não indicado

Vice-presidente: deputado Edmar Arruda (PSD-PR)

Relator: senador Aelton Freitas (PR-MG)

Relator-revisor: ainda não indicado

MP 776/2017

Permite que recém-nascidos sejam registrados em local diferente de onde ocorreu o parto. O texto autoriza que crianças sejam consideradas naturais da cidade de residência de seus pais, mesmo que tenham nascido em hospitais ou maternidades de outros municípios.

Presidente: ainda não indicado

Vice-presidente: senador Dalírio Beber (PSDB-SC)

Relatora: senadora Regina Sousa (PT-PI)

Relator-revisor: deputado Alex Canziani (PTB-PR)

MP 777/2017

Cria a Taxa de Longo Prazo (TLP), que será usada como referência para o custo de captação e para os contratos firmados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a partir de 1° de janeiro de 2018.
A nova taxa vai substituir a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) nos empréstimos do BNDES que utilizam recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Fundo de Participação PIS-Pasep e do Fundo da Marinha Mercante (FMM).

Presidente: senador Lindberg Farias (PT-RJ);

Vice-presidente: ainda não indicado

Relator: ainda não indicado

Relator-revisor: ainda não indicado.

MP 778/2017 A MP autoriza o parcelamento em 200 meses das dívidas junto à Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) vencidas até 30 de abril deste ano. A adesão dos entes federados deverá ser feita até 31 de julho. A aceitação do parcelamento suspenderá a cobrança de débitos parcelados anteriormente.

Presidente: deputado Hildo Rocha (PMDB-MA)

Vice-presidente: ainda não indicado

Relator: ainda não indicado

Relator-revisor: ainda não indicado
MP 780/2017 Autoriza renegociação de dívidas não tributárias de pessoas físicas ou jurídicas com órgãos federais, como multas diversas e laudêmio, vencidos até 31 de março de 2017.
O Programa de Regularização de Débitos não Tributários (PRD) é uma espécie de Refis, que permitirá a renegociação de dívidas junto a autarquias, fundações públicas federais e à Procuradoria-Geral Federal (PGF).

Presidente: deputado João Paulo kleinübing (PSD-SC)

Vice-presidente: ainda não indicado

Relator: senador Wilder Morais (PP-GO)

Relator-revisor: deputado Alfredo Kaefer (PSL-PR)
MP 781/2017

Reeditada pelo presidente Michel Temer, esta MP transfere diretamente recursos financeiros do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) aos fundos dos estados e do Distrito Federal.
O texto altera a Lei Complementar 79/2014, que criou o Funpen. O último relatório do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), realizado pelo Ministério da Justiça e Cidadania, mostra que a população carcerária ultrapassou 711 mil detentos e há um deficit de mais de 300 mil vagas no sistema carcerário.

Presidente: senador Ivo Cassol (PP-RO);

Vice-presidente: deputado Cleber Verde (PRB-MA);

Relator: deputado Victor Mendes (PSD-MA);

Relator-revisor: ainda não indicado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Medida Provisória