Eunício deve pautar renegociação das dívidas dos estados em regime de urgência

Da Redação | 16/05/2017, 20h28

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, anunciou nesta terça-feira (16) que vai pautar, na sessão do Plenário desta quarta (17), requerimento de urgência para votação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 39/2017 Complementar, que institui o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados e do Distrito Federal. Se houver acordo entre os senadores, o PLC poderá ser votado na mesma sessão. A garantia foi dada durante encontro com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ), relator da matéria na Câmara.

— O nosso líder [do governo] Romero Jucá junto com Renan [Calheiros, líder do PMDB] e outros líderes já assinaram e pediram que a votação seja amanhã e o senador Eunício garantiu que vota amanhã — anunciou o governador, afirmando estar otimista quanto à aprovação da matéria.

Ele afirmou ter procurado até senadores de oposição que teriam garantido que, mesmo não votando a favor do projeto, não irão obstruir porque querem ajudar os estados.

Pezão não prevê dificuldades na aprovação do projeto com as contrapartidas enviadas pela Câmara dos Deputados. E lembrou que os senadores já haviam aprovado, no fim do ano passado, condições semelhantes durante a apreciação do PLC 54/2016, que deu origem à Lei Complementar 156/2016.

Na época, as contrapartidas acabaram sendo derrubadas pelos deputados e o presidente Michel Temer vetou, então, o capítulo que tratava da recuperação fiscal alegando que a rejeição feita pelos deputados desvirtuou o regime de recuperação fiscal e trouxe um risco elevado para a União.

Da Assessoria da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)