CRE ouve indicada para embaixada brasileira na Irlanda

Da Redação | 09/05/2017, 11h52

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza, nesta quinta-feira (11), a sabatina de Eliana Zugaib, indicada a assumir a embaixada brasileira na Irlanda. Em seguida, os senadores analisam uma pauta com cinco acordos de cooperação internacional com diversos países.

Eliana Zugaib nasceu em Marília (SP), graduou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e ingressou na carreira diplomática em 1982. No Exterior, serviu, entre outros postos, na embaixada em Paris (1988); na embaixada em Praga, como encarregada de Negócios; na embaixada em Londres (1998); na embaixada em Buenos Aires (2003) e na Delegação Permanente junto à Unesco (2014 até o presente). Entre as funções que ocupou na Secretaria de Estado das Relações Exteriores, destacam-se as de chefia da Coordenação de Divulgação (2006), da Divisão de Promoção do Audiovisual (2006), da Diretoria do Departamento Cultural (2008), e de Gabinete da Secretaria-Geral, em 2011.

África

Entre os projetos de decreto legislativo (PDS) na pauta da CRE, três são celebrados com países africanos. O PDS 1/17 estabelece acordo de cooperação e facilitação de investimentos entre o governo do Brasil e o de Angola. A proposta incentiva o investimento recíproco entre os dois Estados e permite maior divulgação de oportunidades de negócios, intercâmbio de informações sobre marcos regulatórios, garantias para o investimento e mecanismos adequados de prevenção e solução de controvérsias.

Por sua vez, o PDS 2/17 aprova os termos de acordo de cooperação e facilitação de investimentos firmado entre o governo brasileiro e o governo da República de Moçambique. O texto busca facilitar a troca de informações e as chances de negócios entre os dois países.

E O PDS 17/17 trata de acordo de cooperação cultural assinado em 2009 entre Brasil e Serra Leoa, país da África Ocidental com pouco mais de seis milhões de habitantes. O acordo determina intercâmbio de experiências no campo das artes plásticas, artes cênicas, música, literatura, cinema e educação cultural, entre outros, encorajando a participação de artistas do Brasil e de Serra Leoa em festivais, seminários, exposições e eventos internacionais a serem realizados em um dos dois países. O tratado prevê também contato entre museus e bibliotecas, para troca de acervos, e intercâmbio de experiências em preservação de patrimônio.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)