Elmano Férrer reclama de escassez de recursos e juros altos de fundos constitucionais

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/04/2017, 18h25

O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) manifestou nesta segunda-feira (17) preocupação com a retirada de recursos  e as taxas de juros dos fundos constitucionais de desenvolvimento, que considera fundamentais para que os estados mais pobres gerem riqueza de forma competitiva.

Para Elmano Férrer, é preocupante o aumento dos juros no financiamento através dos fundos constitucionais, pois as taxas chegam a ser maiores que as do mercado. O senador disse que a falta de crédito em condições favoráveis afasta os investidores e têm consequências negativas nas taxas de emprego, na saúde e na educação. Elmano considera essencial estabelecer o diálogo em favor do pacto federativo e do desenvolvimento equilibrado.

Ele mencionou audiência pública realizada na semana passada na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), com o ministro da Integração Regional, Helder Barbalho. Segundo o senador, a discussão mostrou que a redução dos desequilíbrios regionais exige uma “equação delicada”, pois os estados mais desenvolvidos ainda estariam recebendo mais recursos.

Entendemos que as novas taxas e condições vigentes para os diversos tipos de financiamento, investimento, capital de giro e comercialização, e projetos de ciência, tecnologia e inovação não se compatibilizam com as necessidades da Região Nordeste e com a crise por que passa o nosso país — avaliou o senador, para quem tem se acentuado um processo de concentração de riquezas nas regiões mais desenvolvidas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)