Ataides Oliveira defende corte na taxa Selic

Da Redação e Da Rádio Senado | 11/04/2017, 18h25

O senador Ataides Oliveira (PSDB-TO) disse nesta terça-feira (11) em Plenário que o corte na taxa Selic pelo Banco Central garantirá dinheiro mais barato na mão dos consumidores, fazendo com que o Brasil volte a crescer.

Para ele, o aumento da taxa de juros não resulta em contenção da inflação, porque leva a menor produção e menor consumo.

O senador lembrou que o país tem um longo histórico de juros altos, no governo do ex-presidente José Sarney, a taxa de juros e inflação de atingiram percentuais exorbitantes. No governo seguinte, do ex-presidente Fernando Collor, lembrou Ataídes Oliveira, os juros e a inflação também se mantiveram em patamares altíssimos. Nos governos posteriores, o país conseguiu chegar a taxas de juros e de inflação menores. Mesmo assim, o Brasil continuou a ter os mais altos juros reais do mundo.

— O presidente Temer está lutando para fazer o seu dever de casa e está fazendo. Ele está derrubando esta taxa Selic. Mas nós precisamos de mais pressa, o Brasil tem pressa, não dá mais para esperar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)