Novo embaixador quer intercâmbio em educação e tecnologia com Eslovênia

Da Redação | 06/04/2017, 11h25

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (6) a indicação de Renato Mosca de Souza para exercer o cargo de Embaixador do Brasil na República da Eslovênia. A Mensagem 4/2017 será examinada agora pelo Plenário do Senado.

O incremento do fluxo comercial e a diversificação das exportações brasileiras, hoje concentradas em produtos agrícolas, são algumas das prioridades que pautarão a atuação de Renato Mosca de Souza caso seja aprovado para chefiar a missão brasileira no país do Leste Europeu.

— Há espaço para crescimento e diversificação. A pauta de exportações está muito concentrada em produtos agrícolas de baixo valor agregado. Existe um potencial de crescimento de novos setores da economia brasileira —avaliou o indicado.

Renato Mosca destacou ainda na sua apresentação a qualidade da educação na Eslovênia. O país está entre os primeiros do mundo em indicadores de escolarização de seus habitantes. Para ele, o Brasil tem muito a ganhar se firmar parcerias com a Eslovênia nas áreas de educação e tecnologia.

—Há uma concentração muito forte de esforços para qualificar o ensino na Eslovênia. Isso é uma área importante de cooperação — frisou.

O relator da indicação, senador Jorge Viana (PT/AC) recomendou a aprovação de Renato Mosca.

Relações bilaterais

A abertura da Embaixada do Brasil em Liubliana, capital do país, em 2008, e a Missão Diplomática eslovena em Brasília, em 2010, possibilitaram novo dinamismo às relações bilaterais.

No campo econômico, destaque para o comércio do Brasil, por meio do porto de Koper, para exportação de produtos à Europa Central e do Leste. Nos esforços de desenvolvimento das relações econômicas têm se destacado empresas eslovenas com alto grau de desenvolvimento tecnológico, que se interessam, cada vez mais, pelo mercado brasileiro e se dispõem a estabelecer joint ventures com companhias nacionais, assegurando transferência de tecnologia.

Perfil

Renato Mosca de Souza nasceu em Paris, capital da França, no ano de 1965. Mas é brasileiro, de acordo com a  Constituição de 1946. O indicado é  ministro de Primeira Classe da Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores.

Dentre as funções desempenhadas por Renato Mosca, destaque para a de assessor do Cerimonial da Presidência da República, de 1995 a 1997. O indicado também atuou nas Embaixadas do Brasil em Washington, nos Estados Unidos, México, e Caracas, capital da Venezuela.

Renato Mosca ainda trabalhou, entre 2007 e 2010, na Representação do Brasil junto à  Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agriculta,a FAO, em Roma, Itália.

De 2011 até 2016, foi Chefe do Cerimonial do Gabinete Pessoal da Presidência da República.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)