Primeiro-secretário do Senado define com ILB e Interlegis ações para o ano de 2017

Da Redação | 03/04/2017, 11h58

O senador José Pimentel (PT-CE) reuniu na última quarta-feira (29) a direção do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e Programa Interlegis para discutir ações da instituição para o ano de 2017. Primeiro-secretário do Senado, Pimentel é também diretor nacional do Interlegis e presidente do Conselho de Supervisão do ILB. Ele estava acompanhado do deputado estadual Elmano de Freitas (PT), presidente da Escola do Legislativo da Assembleia do Estado do Ceará, que veio reativar a parceria com o órgão, visando sobretudo a implantação de cursos para vereadores e a criação de portais e sistemas legislativos nas câmaras municipais do Estado.

Além do diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças, o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do órgão, Francisco Biondo, fez uma explanação sobre as atividades desenvolvidas, os produtos disponíveis para as casas legislativas e as vantagens que elas podem ter com os serviços oferecidos, inclusive economia de recursos. Biondo explicou como são realizadas as oficinas para implantação de produtos tecnológicos —  como o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo — e os encontros para discussão de temas de interesse do Legislativo e da região em que eles se realizam.

Água

José Pimentel já definiu a realização de oficinas no Ceará e encomendou estudos para a discussão mais aprofundada de um tema que, segundo ele, mobilizará cada vez mais os gestores de estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, que é o gerenciamento da água, devido à transposição do rio São Francisco. A ideia é debater o tema com especialistas no segundo semestre. Já as oficinas devem ocorrer em pelo menos duas cidades-polo do Ceará, a fim de atender o maior número possível de câmaras.

Também foram abordadas questões relacionadas à capacitação de servidores. Simone Dourado, coordenadora de Capacitação, Treinamento e Ensino, e José Dantas Filho, coordenador de Educação Superior, explicaram os diversos projetos das suas respectivas áreas, sobretudo aqueles direcionados aos servidores do Legislativo.

Segundo o deputado Elmano de Freitas, uma enquete está sendo feita com os servidores da Assembleia do Ceará para definir as principais demandas quanto aos cursos necessários. A partir do levantamento, ele pretende definir melhor as estratégias de ação com o ILB. Desde já, porém, ele manifestou interesse nos cursos de extensão que serão lançados este ano, como o de Comunicação Política.

A reunião serviu também para delinear várias atividades que devem ser feitas durante o ano para marcar os 20 anos que são comemorados em 2017 tanto pelo ILB, quanto pelo Programa Interlegis – que se tornaram um órgão único em 2013.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)