Ana Amélia defende agenda de recuperação da indústria

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/03/2017, 16h15

A senadora Ana Amélia (PP-RS) informou em Plenário ter participado nesta terça-feira (28) do lançamento da agenda legislativa de 2017 da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Elaborado a partir de debates com as federações estaduais e associações ligadas ao setor industrial, o documento contém 16 propostas para melhorar o ambiente de negócios no país, com destaque para as reformas política e tributária, disse Ana Amélia.

— A indústria é responsável por 21% do PIB brasileiro e cerca de 20% dos empregos no país — salientou a senadora.

Indústria gaúcha

E em reunião com representantes da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (RS) e região, Ana Amélia disse ter ouvido relatos da reunião que dirigentes da entidade tiveram com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Na ocasião, eles apresentaram uma série de sugestões para incrementar a economia local.

Entre as propostas, disse a senadora, estão a redução dos juros; atenção ao câmbio, para assegurar maior competitividade da produção local no mercado internacional; rapidez na concessão de financiamento do BNDES; redução da carga tributária e proibição de aumento de impostos; agilização de parcerias público-privadas; e investimentos em logística de transporte e energia.

A senadora disse também que os empresários de Caxias do Sul querem uma espécie de Proer, programa para reestruturação do setor, nos mesmos moldes do que foi concedido aos bancos, há mais de 20 anos.

Ana Amélia ainda ressaltou que a região de Caxias do Sul é o segundo polo de indústria metalomecânica do país. Até 2014, eram cerca de 183 mil trabalhadores nas indústrias da região, mas o setor experimentou a extinção de 25 mil postos de trabalho entre 2014 e 2016, lamentou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)