Jorge Viana quer ampliar protagonismo da Comissão Mista de Mudanças Climáticas

Da Redação | 22/03/2017, 19h10

Novo presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, o senador Jorge Viana (PT-AC) prometeu aumentar o protagonismo do colegiado, que tem como principal propósito acompanhar a agenda internacional sobre mudanças climáticas, principalmente após o Acordo de Paris. Firmado em 2015, o tratado visa reduzir as emissões de gases do efeito estufa para evitar que a temperatura do planeta suba mais do que dois graus nos próximos anos.

Para Jorge Viana, os principais desafios do Brasil neste sentido são alcançar a meta de desmatamento zero, mudar a matriz de transporte e fortalecer a matriz energética renovável.

— Mas o que eu acho, é que a comissão não é apenas um espaço, e a gente vai discutir a obrigação do Brasil de fazer valer essa agenda da mudança do clima, onde a gente pode mitigar as ações que aumentam as emissões e consolidar o desenvolvimento sustentável. Eu acho que é uma oportunidade que nós temos de trazer novos negócios, de ter uma economia de baixo carbono, sustentável, e passando a garantia para a sociedade de um mundo que não corra o risco de morte como a gente tem com a ameaça de mudança do clima — afirmou.

O relator da comissão mista, deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), lamentou que muitos parlamentares desconheçam sua importância. Ele lembra que a comissão mista não é deliberativa, mas trata de temas essenciais para o Brasil e o planeta.

— São as mudanças no clima; a possibilidade de utilização do solo para produção agrícola; as dificuldades de utilização da água; as posições globais com relação às emissões de gases nocivos à camada de ozônio; as posições nos tratados mundiais de onde saem deliberações que o Parlamento, através de suas comissões deliberativas, fará leis nesse sentido — explicou.

Sérgio Souza informou que seu plano de trabalho deverá ser apresentado em 15 dias, e que será elaborado ouvindo sugestões dos parlamentares participantes da comissão.

Da Rádio Câmara

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)