Ângela Portela defende criação de fundo para financiar campanhas eleitorais

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/03/2017, 16h53

A senadora Ângela Portela (PT-RR) defendeu a aprovação de projeto de sua autoria que institui o Fundo de Financiamento das Campanhas Eleitorais (PLS 338/2014). Os recursos seriam previstos no Orçamento da União, sendo autorizada também a doação de pessoas físicas e empresas.

Nos anos de eleição, os valores arrecadados seriam destinados aos partidos e candidatos, como única fonte de dinheiro permitida para a realização das campanhas.

De acordo com a proposta, que aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), seria proibida a doação direta de cidadãos ou empresas diretamente a um candidato ou partido.  Na opinião de Ângela Portela, a medida é importante para combater a corrupção:

— As investigações sobre corrupção no país, em especial a Operação Lava Jato, mostram a concentração extrema dos recursos doados nas mãos de poucos doadores. Algumas empresas de grande parte, com interesse em negócios com o governo, concentradas nos setores financeiro e da construção civil, respondiam por mais de 90% de todas as doações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)