Senado vai homenagear os 50 anos da Suframa

Da Redação | 02/03/2017, 15h58

O Senado vai realizar uma sessão especial para homenagear os 50 anos de implantação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A homenagem está marcada para a próxima segunda-feira (6), às 11h. A sugestão da homenagem é do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), apoiada por outros senadores de estados da região amazônica.

Braga ressalta que a Zona Franca de Manaus tem gerado, desde a sua fundação," uma dinâmica econômica adequada a uma região que ainda apresenta um quadro geopolítico de desvantagem em relação às demais regiões brasileiras." Segundo o senador, graças a esse modelo, é possível explorar as potencialidades locais de forma sustentável, gerando empregos e prosperidade sem colocar em risco um dos maiores patrimônios naturais do mundo.

A Suframa é uma autarquia vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que administra a área com a responsabilidade de construir um modelo de desenvolvimento regional com foco na sustentabilidade, na viabilidade econômica e na qualidade de vida das populações locais.

A Zona Franca de Manaus foi criada em 28 de fevereiro de 1967. Em 2014, o Congresso Nacional aprovou a prorrogação da Zona Franca de Manaus até 2073.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)